Mas afinal, o que é exatamente um telhado verde? Quem explica é Sérgio Rocha, engenheiro agrônomo e diretor do Instituto Cidade Jardim. "É um telhado coberto com vegetação viva. São sistemas desenhados e construídos para permitir a viabilidade do cultivo de vegetação sobre as lajes, coberturas e telhados."
No passado, os projetos de telhados verdes estavam mais relacionados com paisagismo, por sua função estética. Nas últimas décadas, no entanto, estudos comprovaram que a função dos jardins suspensos vai muito além do embelezamento dos telhados. Além de tudo eles ainda prolongam a vida útil das construções.
Os telhados verdes são excelentes isolantes térmicos para casas e edifícios. Durante ondas de calor, mantêm o ambiente interno mais frio. Já nos dias de inverno, ajudam a conservar o calor dentro de casa. Pesquisas indicam que telhados com vegetação reduzem a temperatura interna entre 3°C a 4°C no verão. Além disso o sistema garante mais longevidade à manta de impermeabilização dos telhados, que fica protegida do sol, da chuva e de outras intempéries climáticas.
É possível dobrar a longevidade da cobertura quando há vegetação. Já para o meio ambiente, a mais importante contribuição é a redução dos efeitos das chamadas ilhas de calor, causadas pela pavimentação excessiva e desordenada dos centros urbanos. O fenômeno, que provoca altas temperaturas, acontece principalmente em áreas densamente urbanizada. Outros ganhos são a melhoria na qualidade do ar, pois as plantas absorvem partículas de poluição, e o aumento da captação da água das chuvas, evitando que a água de tempestades intensas atinja as galerias de escoamento.
O tipo de vegetação mais apropriado para os jardins suspensos são as plantas com raízes curtas e suculentas, aquelas que acumulam água nas folhas, talos ou nas raízes. Entre as espécies mais conhecidas estão cactos, carpete-dourado, dedinho-de-moça, flor-de-maio, orelha de gato e flor-da-fortuna. O sucesso do seu jardim vai depender da escolha das plantas, por isso é essencial ter conhecimento sobre as espécies. O sistema de irrigação também é essencial. Já houve experimentos com cultivo de trigo sobre uma laje de 50m² e colheram 7 quilos!!!
O custo para construir um telhado verde em São Paulo, gira em torno de R$150 o metro quadrado, incluindo o projeto, a obra e a colocação das plantas.
E aí o que acharam???
Nenhum comentário:
Postar um comentário